quinta-feira, 7 de junho de 2007

Intolerância: TV


Terça-feira a noite estava assistindo o Jornal da Record. O anúncio de uma matéria me chamou a atenção: "Exclusivo: imagens inéditas do rabino Henry Sobel furtando as gravatas nos EUA". A chamada se deu em todos os blocos, sempre ressaltando o furto, e afirmando que foram achadas provas de mais dois episódios parecidos, ainda na Flórida. A reportagem só entrou no ar no último tempo do último bloco.

É de se pensar o porquê de se revisitar um episódio chato de uma pessoa tão respeitada? Se ainda fosse uma celebridade, ainda vá lá, dá IBOPE, e a estrela agradeceria o foco da mídia. Mas sabemos da importância de Sobel na consolidação das liberdades no país, e na denúncia das atrocidades cometidas na ditadura militar, auxiliando no livro "Brasil Nunca Mais". Ele já se retratou e, convenhamos, o que é o furto de gravatas de luxo em comparação dos incontáveis crimes de abusos sexuais de padres pervertidos, ou a farra de dinheiro e poder da Igreja Universal? Porque alguma outra rede de TV não volta a divulgar os vídeos do Edir Macedo contando dólares da sua primeira IURD nos EUA, ou ensinando a nata dos pastores a arrecadar

Eu estou sentindo um cheiro de intolerância religiosa por parte da Rede Record, em ressaltar tanto uma matéria pífia, que poderia ser exibida logo no início, pra preservar a imagem do rabino. Não é a primeira vez que a Record, ou melhor, a Igreja Universal do Reino de Deus, evoca uma campanha contra alguma outra religião. As religiões afro são as mais atacadas, e na Bahia, pelo que me contaram, travam-se verdadeiras batalhas religiosas.

O século XXI está se mostrando muito intolerante, e, se continuar assim, poderemos ver os mesmos espetáculos de crueldade vistos no anterior, por mais que haja uma consciência histórica do ocorrido e toda uma legislação dando garantias às minorias.

P.S.: No momento em que escrevia este post, a Record, novamente, anunciava novas revelações sobre o rabino. Pode?

Óscullos e amplexos

2 comentários:

Anônimo disse...

Igreja, responsabilidade, inteligência e tolerância dificilmente se integram.

Vão espezinhar o Sobel e depois marchar na Paulista, contando com a participação, por telão, de dois ladrões presos.

Anônimo disse...

Moisés não viu a terra prometida pelo simples ato de bater numa pedra com o cajado, quando seu Deus o mandara tocar. Sobel mais do que ninguém sabe que "quanto mais se sabe sobre a palavra", mais se é cobrado.

Sobel trouxe vergonha aos judeus, não devemos ter vergonha disto.