segunda-feira, 11 de junho de 2007


1 - Ontem, fazendo compras num grande supermercado de Brasília, me deparei com algo que só via na minha comunidade do Orkut sobre a História do Integralismo no Brasil: enfim, dei de cara com dois "Carecas" de butique, ou coisa que o valha. Ambos, filhos de uma abastada classe média, desfilavam com suas camisas "Oi!".

2 - Hoje, lendo o portal G1, vejo um grupo direitista hindu fazendo uma campanha porta-à-porta nas Lan Houses indianas, pelo bloquei do Orkut. O espaço, segundo o grupo, estava sendo usado para falar mal de facções religiosas do país, e "perturbar a harmonia pública". Os direitistas hindus fazem parte "do crescente número de vigilantes culturais que se opõem ao que chamam de ampliação da presença ocidental no país"(1).

3 - O partido do Sarkozy, o conservador União por um Movimento Popular, obtém maioria no legislativo francês, arrebanhando quase 40% dos votos.

O século XXI está acompanhando o avanço lento das direitas pelo mundo. Agora resta saber qual será o futuro: se "Admirável Mundo Novo" de Huxley, ou "1984" de Orwell.

Um comentário:

Anônimo disse...

Você acha que há um "lento avanço da direita"? Eu acho que a direita não avança, ela está em vários lugares, multiplicando idéias, criando alianças, emaranhando diversas coisas. E acho que não ocorre lentamente, mas ativamente, o tempo todo. Não vem em bloco.

E você falou dos conservadores, dos "carecas de butique" etc. E colocou a imagem que colocou... qual o problema com os "pobres emos"? heheheheh :D
Eu não gosto da música deles. Mas, qual o problema da meninada que sai maquiada, com cara de "sou um príncipe gótico exilado num mundo solar"? HAAHAHAHAHAHAH! Eles também saem em bandos, tocando o terror na rua? Se saem, aí, são outros quinhentos. Mas, se é por andarem fantasiados como Família Adams, sinceramente, no que eles incomodam?