sexta-feira, 28 de março de 2008

Os primeiros

Passando o olho pela internet, vi uma notícia do portal G1 de que descobriram a gravação de voz mais antiga do mundo, feita na França em 1860 - quase 20 anos antes de Thomas Edison. A música gravada chama-se "Au Clair de la Lune", e no vídeo abaixo podemos ouvir os 11 segundos daquilo que, até agora, é a primeira gravação reconhecível do mundo - sim, reconhecível, pois a reportagem fala de experiências feitas ainda na década de 1850 cuja recuperação digital revelou um amontoado de ruídos sem nexo.


A pessoa que postou o vídeo teve o cuidado de repetir a gravação umas 4 vezes, e depois contrapô-la com uma versão "reconhecível".

P.S.: Ah, aproveitando o bonde, segue abaixo o resultado de um remake feito na década de 60 reproduzindo a primeira transmissão de TV com sincronia de audio e video, feita em 1930. Naquela época a TV consistia em uma roda gigante toda furada, que girava na frente de uma fonte de luz, causando, de alguma forma, a sensação de movimento. Depois os aparelhos com tubos catódicos faziam o serviço, mas de forma eletrônica. Hoje, a tecnologia de Plasma e LCD disputam mercado, enquanto o seu lobo não vem...







Nenhum comentário: