quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Supositórios "Oposição"


O Brasil é um dos poucos - senão o único - países onde a oposição FODE com a nação para tentar voltar ao poder Executivo Federal.

O que aconteceu? Não aprovaram a renovação da CPMF. Ok, esse imposto era uma bosta, mas pensem bem: agora o governo terá que se descabelar pra refazer o orçamento, e isso implicará em mexer nos PAC's, os novos carros-chefes do Lula. Ou seja: SA-BO-TA-GEM.

Só no Brasil você, querido leitor, vê esse tipo de coisa: pornografia federal com direito a alta definição. E o supositório sobra pra quem????

Complemento à postagem, e resposta ao Alain:

O alvo da minha crítica não foi salvar o Lula, nem o governo. A CPMF, como eu mesmo disse, não é lá uma coisa boa, há outros meios de se obter dinheiro que não extraindo-o da população. Mas a grande questão está no fato de que a mesma oposição que inventou esse imposto - e subornou o Congresso para criar a reeleição do Fernando Henrique - quer, agora, tirá-lo - da mesma forma como foram os primeiros a se pronunciarem contra uma possibilidade de uma terceira reeleição, o que também sou contra.
Realmente, o governo se comportou da maneira que o Alain descreveu - gastando com as compras de natal sem saber se teria como bancar o cartão no próximo ano -, mas ainda assim acredito que isso não tira o mérito da minha crítica.

Um comentário:

Alain disse...

Caro Grande Irmão,

Para evitar supositórios, talvez é preferível prever e não se esfriar. A CPMF era PROVISORIA, faz 6 anos já que o Lula sabe disso, ele sempre foi, enquanto na oposição, contra este imposto, o estado da economia melhorou muito desde a invenção da CPMF, a arrecadação fiscal quase duplicou durante o governo Lula, mesmo se o PIB estagno bastante comparativo aos demais países emergentes. A mais, só uma pequena parte da CPMF vai para a saúde, o resto serve para pagar as contas do estado.

Então, em vez de tentar reduzir os gastos do estado e a corrupção, de prever o fim deste imposto ajudado com receitas fiscais bem maiores, uma divida externa reduzida e taxa de juros passando de 26,5% para 11,5%, o governo Lula foi quase obrigado de se prostituir com os partidos tanto da oposição quanto da maioria governista para “recuperar” o erro orçamentário que ele fiz, já prevendo a receita da CPMF para 2008. Mas não deu.

Continuo suportando Lula, mas não cegamente. Em 30 anos, a arrecadação fiscal passou de 13,8% do PIB a 34,7%%! É demais, precisa desafogar tanto as empresas quanto os particulares desta carga pesada, parar de ser hipócrita e demagogo culpando a oposição de sabotar o plano social do governo. Foi um erro tremendo, o Lula apostou que ele iria ganhar a Megasena para financiar seus planos sociais, se comportando como qualquer brasileiro torrando seu cartão de credito na época do Natal sem realmente saber como ele iria pagar as dividas depois.

Não sou um craque em economia, mas tudo isso é pura lógica, puro bom senso, prefiro ficar com meu carro que trocá-lo sem saber se poderei paga-lo. Espero que isso será uma advertência bem forte aos economistas da equipe Lula par não cair de novo nesta armadilha.